domingo, 9 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO NO LIP

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO....... NO LIP 

No passado dia 4 de fevereiro quatro jovens foram convidados pelo MAIS JOVEM e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para participarem num workshop, no laboratório de Investigação Pedagógico. A sua orientação esteve a cargo da Dra. Mónica e da Dra. Ana. No início foi-nos dado a conhecer os vários departamentos da instituição, o seu objetivo e a sua função. Depois ficamos a conhecer os vários tipos de cancro e como preveni-los. Ensinaram-nos que podemos prevenir o cancro através de uma alimentação saudável, não fumar, não beber em demasia, praticar exercício físico…
No laboratório foi-nos ensinado a retirar o nosso ADN e como tratá-lo. Na prática usamos um cotonete próprio para retiramos saliva e depois com alguns produtos químicos e a ajuda de alguns materiais próprios conseguimos ver as nossas células. Durante o decorrer do processo foi-nos possível visualizar a diferença entre células cancerígenas e células saudáveis. Esta nossa ida ao Instituto aconteceu no âmbito da celebração do dia Mundial Contra o Cancro e a RTP 1, nomeadamente o programa televiso Praça da Alegria, também assinalou este dia e dedicou o programa dessa manhã à importância da prevenção do cancro. O apresentador Hélder Reis fez a cobertura televisiva neste local e entrevistou-nos no decorrer do workshop.
Esta foi uma experiência enriquecedora para todos nós! E já sabe: a melhor forma de lutar contra o cancro é preveni-lo!!!


Rita Gonçalves e Pedro Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário